Um bom planejamento de manutenção pode evitar possíveis dores de cabeça para empresas, evitando assim que ativos fiquem indisponíveis e que isso ocasione perda de produtividade e aumento de custos.

Para que o planejamento possa atingir os resultados esperados, são aplicados alguns métodos de manutenção, entre os mais comuns destacam-se a Manutenção Preventiva e a Preditiva.

Plano de Manutenção Preventiva

Como o próprio nome insinua, é o tipo de manutenção que planeja corrigir determinados problemas antes mesmo que eles aconteçam. Com ele a empresa poderá reduzir custos, ter mais eficiência na manutenção e garantir a disponibilidade de equipamentos e máquinas.

Este tipo de plano se caracteriza pela programação da manutenção, por isso não interfere na produção das máquinas e evita uma parada não planejada.

Nele são feitas vistorias que podem identificar possíveis problemas que não impactam na produção, mas que podem, em breve, causar problemas que prejudicam o funcionamento das máquinas.

Assim o planejamento preventivo pode indicar o melhor dia e horário para realizar a manutenção, sem que esta atrapalhe na operação de produção.

Plano de Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva se caracteriza não só pelo planejamento, mas também pelo acompanhamento das peças do ativo, a fim de evitar que qualquer falha antes mesmo que aconteça algum defeito.

No planejamento preditivo é feito o acompanhamento de parâmetros indicadores de cada equipamento, assim é possível saber a vida útil do ativo determinada por cada fabricante. Com base nesses parâmetros, aliado de vistorias recorrentes, é possível identificar a necessidade de troca da peça antes que alguma falha aconteça, programando o melhor momento para a realização da troca ou manutenção.

Ambos os tipos de manutenções citados acima têm como principal característica a possibilidade de programar ações para evitar que falhas ou defeitos ocasione na parada de equipamentos, isso aumenta a confiabilidade dos ativos, evitando que uma empresa seja obrigada a parar sua produção.


O Hefx é um sistema para a gestão dos ativos empresariais e planos de manutenção que oferece a empresas de diversos segmentos recursos avançados para o planejamento de manutenções preventivas e preditivas, agende uma demonstração.

Fechar Menu
Open chat

Academias também podem utilizar o Hefx para gerenciar seus equipamentos, algo essencial para o funcionamento do negócio.

Serviços de assistência técnica precisam diariamente gerenciar suas ordens de serviços e de uma comunicação constante com seus clientes, neste sentido, o Hefx se encaixa perfeitamente.

Supermercados e demais redes varejistas possuem grande variedades de ativos fixos. Além da parte predial, precisam gerenciar uma gama diversificada de equipamentos cruciais para operação do negócio.

Empresas que precisam gerenciar grandes frotas de veículos também sentem a necessidade de fazer uma gestão eficiente dos seus ativos.

Hospitais e Laboratórios também precisam controlar seus ativos, que vão desde equipamentos como condicionadores de ar e computadores, até aparelhos para realização de exames e demais máquinas hospitalares.

O Hefx também é perfeito para Hotéis, imobiliárias e administradoras de condomínios. Nele poderão ser geridos todos os ativos imobiliários e manutenções, assim como recursos chaves para a operação.

O Hefx atende a uma cadeia diversificada de indústrias de base, intermediárias e de bens de consumo, estas precisam gerenciar seus recursos e ativos para alcançar a máxima eficiência produtiva, evitando a inoperância e ociosidade de máquinas e demais ativos físicos.

Instituições de ensino possuem uma gama diversificada de ativos como computadores, equipamentos laboratoriais e de infraestrutura predial, o que torna indispensável o uso de uma ferramenta como o Hefx.