Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, diz respeito ao uso de tecnologias que marcam um significativo avanço na relação entre homem e máquina.

O termo engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem.

Esse novo paradigma tecnológico desenvolvido nas empresas, está mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo, elevando o ideal de automatização para um patamar bem acima do que a indústria está habituada.

A indústria 4.0 transformou a maneira como máquinas se comunicam e utilizam as informações para otimizar o processo de produção, tornando-o mais econômico, ágil e autônomo.

Industria 4.0 e Gestão de Ativos

A Gestão dos Ativos Físicos é uma das áreas que está sendo mais impactada positivamente com as inovações trazidas pela indústria 4.0.

Atualmente é possível gerenciar todo o ciclo de vida dos ativos físicos através de sistemas informatizados, assim como monitorar o estado de equipamentos críticos de uma indústria.

A gestão e controle da manutenção de máquinas e equipamentos essenciais para a produtividade industrial foi otimizada ao ponto de evitar que esses ativos fiquem indisponíveis e aconteçam paradas não planejadas.

Os novos métodos e processos trazidos por essa revolução substituem paradigmas de manutenção dentro da indústria. Manutenções constantes de ordens corretivas saem de cena, dando lugar para planos de manutenção preventivos e preditivos, facilitados pela adoção de programas na nuvem.

Entre os principais benefícios do mix Indústria 4.0 e Gestão de Ativos podemos destacar a redução de custos de manutenções na indústria, o aumento da linha de produção, a otimização dos recursos da fábrica, a visibilidade sobre todos os custos envolvendo o ativo, o monitoramento dos equipamentos, a diminuição de falhas, entre outros ganhos relacionados.

Ronaldo Filho

Mercadólogo, sócio fundador do Hefx. Atua na área de tecnologia e marketing há mais de 10 anos.

Deixe uma resposta