O principal objetivo da gestão de ativos é a extração de valor desses objetos físicos para empresa, para tal é preciso obter informações por meio de alguns indicadores chaves.

Através dos indicadores é possível avaliar as oportunidades e riscos, assim como a performance esperada dos ativos.

Entre os principais indicadores técnicos dos ativos podemos destacar:

1 – Percentual de Disponibilidade

Indicador muito importante para a indústria, indica o quanto o ativo esteve disponível, ou seja, o quanto o ativo esteve apto a operar.

Uma fábrica necessita que suas máquinas estejam disponíveis para que ela se mantenha produtiva, um percentual baixo da disponibilidade significa que surgiram problemas nos ativos que causaram sua indisponibilidade em algum momento.

2 – MTTR 

Indicador muito utilizado na manutenção para indicar o tempo médio para o reparo de um ativo.

Através dele é possível identificar o tempo de inatividade dos ativos. Quanto menor for o MTTR, significa que mais eficiente é a equipe de manutenção.

3 – MTBF

Utilizado há mais de 60 anos, este indicador consiste em medir o tempo entre falhas dos ativos durante a operação e é considerado um dos mais importantes na manutenção.

A métrica também nos permite enxergar de forma global a gestão em cima da manutenção que vem sendo realizada, evidenciando a eficiência dos processos de manutenção.

Ronaldo Filho

Mercadólogo, sócio fundador do Hefx. Atua na área de tecnologia e marketing há mais de 10 anos.

Deixe uma resposta